quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quem acompanha o concurso deve saber que o resultado da primeira fase já saiu, na segunda feira pela manhã, juntamente com o gabarito oficial. Pelo que se percebeu, a nota de corte - altíssima, por sinal - foi de 49,15. Entretanto, não houve grandes oscilações, claro, se não se considerar as notas dos extremos. Mas é normal, para uma nota tão alta. 



O gabarito oficial sofreu várias alterações. Algumas anulações e modificações. Portanto, eu recomendo a quem fez a prova que a corrija novamente e calcule a nova nota, pode ser que você foi melhor do que imagina :).

Tem pouquíssimos conhecidos meus que passaram. Muita gente boa ficou de fora. Mas também, com tão poucas vagas, o normal é que muita gente boa (que não são poucos), infelizmente fiquem de fora.

Claro, tem o pessoal que deve ter se preparado para a segunda fase e que também não conseguiu... e aqueles, iguais a mim, que sabem que não conseguiram de primeira, mas que esperam conseguir no próximo.

Como se espera que o concurso do ano que vem ocorra rápido, é preciso se reerguer logo. Cada vez mais eu entendo as "angústias"de um concurso como esse. Não que os outros concurseiros não cansem, não sofram ou não se frustrem. Todos temos momentos em que queremos largar tudo e fazer outra coisa, talvez totalmente diferente. Mas o CACD é um concurso sui generis, porque quem estuda para isso, apesar da carga de conhecimento acumulada, praticamente não consegue prestar outro concurso, dadas as diferenças dos conteúdos. E isso, muitas vezes, desanima.

Não sei o que será do ano que vem. O que eu penso é em fazer o meu melhor para conseguir. Não há como pensar em "concorrência", em corte. Há as 26 vagas (o que se sabe até agora, espero que aumentem), e só preciso de uma. E quem consegue é porque estudou. Sempre tem quem consiga, por que não eu? Acho que não é o momento de pensar nas dificuldades, nas poucas vagas, mas o momento de se concentrar em fazer o melhor. Além disso, é preciso ver o que teve de positivo: meu desempenho foi melhor, eu sei de bem mais coisas, acho que, de certa forma, evolui....

Por isso, a dica que dou para quem "ficou" é seguir em frente. Há pouco tempo para o concurso do ano que vem, o que é bom para quem quase chegou lá. Ainda há tempo para estudar melhor ou rever certas coisas. Há tempo para se preparar. Claro que talvez é preciso estudar com um ritmo bem mais intenso ( meu caso), mas acho que podemos nos preparar. Muita gente desanima, quase desiste, tira férias. Acho que isso impacta negativamente. O pouco tempo é algo bom, de certa forma, pois ainda é possível manter o ritmo, a memória do que foi estudado.
Os cursinhos estão iniciando novos cursos (logo vou fazer um post sobre isso), então, é bom estudar as matérias que ainda não foram vistas ou revisar o que não ficou bem fixado.

Também é oportuno escutar músicas, ver filmes que reanimem. Eu acho que eles ajudam, pois filmes mostram de uma maneira rápida coisas que demoram a acontecer. Mostram como pode haver uma solução, mas que isso pode não ser muito fácil.

Um filme que eu gosto muito é o "Voando Alto". Um filme não muito longo, e que é bem bom para assistir. É possível encontrá-lo aqui.

Abraços e bons estudos!

0 comentários:

Postar um comentário

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores