sábado, 2 de março de 2013

Finalmente fiz a prova do Bolsão do Clio... Êêê ^^! Apesar de já ter sabido sobre ela antes, nunca tinha feito a prova... e não há como encontrar provas anteriores na internet. Então, não fazia ideia de como era. Aí fui na "sorte" mesmo.

Assim como fazer a prova do CACD, ou de qualquer concurso, vale para vermos o quanto estamos preparados (ou não - meu caso). E que não é um bicho de sete cabeças. Na real, qualquer prova que eu faço sem estudar é "ah, fazível". Também não acho que seja um pandemônio fazer qualquer prova (mesmo depois que eu estudei). É só estudar...simples (ha-ha, e depois eu me descabelo confundindo tudo¬¬). Mas o problema do CACD - que tem questões até parecidas com provas de vestibulares (prá quem já estudou MUITO para isso) e da faculdade (algumas dissertativas que vi de anos anteriores) é a EXTENSÃO DO CONTEÚDO. Tem MUITA coisa, e a maledeta pede DETALHES... e isso se repetiu na prova do Bolsão.

O Bolsão tem a primeira etapa - a que eu fiz, e espero ir para a segunda nem que seja por experiência - com vinte questões, resolúveis on-line, no modelo do TPS. Isso mesmo, no MODELO, inclusive a correção. Então deixar em branco é uma estratégia. Ou seja, textos um tanto longos, questões de C e E (a maioria)... caiu português, PI, DIP, Economia, Geografia, História, Inglês...acho que até as proporções foram mantidas!

E vi como enferrujei! Não lembro os tipos de pronomes, orações então, vixe! MERCOSUL, economia monetária (jurava que não caía Oo) economia brasileira... fiz monitoria de Direito Comunitário umas 2 vezes, fiz matérias e provas de DC e não lembrava nada -_-!Pois é,apesar de as questões não serem bruxônicas (e isso se percebe nas correções, os professores falam "ora, tá errada simplesmente por isso" e vc pensa "meldels,só?!"), tem muito detalhe e muita coisa. Pode ser uma data errada, uma palavra... (isso no TPS, as outras fases são outra história). E aí que o bicho pega. Aí que talvez se gasta anos para assimiliar... aí que tem que estudar di-rei-ti-nho, esquematizar e ter tu-to em uma linha na cabeça.

Enfim, no final das contas, o que concluo é que, em que pese você não seja formado- requisito para que quem ganhe a bolsa possa usufruir dela - mas se pensa em fazer o IrBr, vale a pena. Você tem um teste de graça, e não é que nem fazer exercícios em casa , afinal de contas, ali não tem como olhar (até tecnicamente tem,se você quer se ferrar, porque tem 120 minutos para resolver tudo, mas eu usei 60 mesmo).

Acho que quem está mais preparado tem mais chances. E tem outra prova no meio do ano então, se não for nessa, na outra tem que ser. Sabemos que os cursinhos são caros, mas muitos fazem provas, tem descontos, então tem que procurar! Tem para cursos on-line também. O Grupo de Humanidades - que tem online, também,se não me engano, teve prova (mas aí é presencial em São Paulo), enfim, assim que souber posto aqui. 

Sinceramente, nunca tinha feito essas provas. Eu tinha medo de ir mal, e acho que foi burrice... se tivesse feito talvez poderia ir melhor nessa,e é de graça. Mas agora que é para valer não posso dormir no ponto. Então vou ter que encarar!

0 comentários:

Postar um comentário

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores