segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Estive viajando por uma semana. Foi bom, porque eu precisava sair de Brasília (não saio daqui desde que cheguei!). Consegui "arejar as ideias" (mesmo que a viagem não foi lá muito boa) e repensar certas coisas, fazer os planejamentos. Agora também estou de férias da faculdade, que vão ajudar um pouco (espero), apesar de que meus negócios na faculdade me roubam a tranquilidade praticamente as 24h do dia :-/. Como eu já disse em outro post, aconselho que vocês visitem os outros blogs se estão em busca de informação; estão linkados à esquerda, em especial o CACD2013 que é sempre atualizado :-).

Acho que já referi aqui que eu estou "apostando" no concurso do ano que vem. Porque eu sempre esperei que esse TPS fosse em maio/junho, então eu não me preparei para ver todo o conteúdo e tudo o mais,eu estou tentando ir com calma. Mas, obviamente, não quero levar um baita susto e ir supermal, eu queria mesmo passar no TPS, mas com as 100 vagas (bom, no meu caso ao menos teria uma desculpa hehe)...


Mas a todos que já estão na empreitada há mais tempo e agora se encontram na reta final... o que fazer? Eu não sou uma grande experiente em TPS, já fiz alguns, mas como treino, então nunca fiquei acompanhando dicas e coisas assim. E a minha formação não é RI (ou REL em Brasília), então eu não tive essa "cobrança" na faculdade.

Porém, algumas dicas básicas que eu daria são:

1- Faça as provas anteriores. Ao menos as 4 ou 5 anteriores. Você as consegue no site do CESPE.
2- Os principais temas da prova são Português, PE e Inglês (se não me engano, dá mais da metade das questões). Então, dê uma revisada especial. Português: pontuação, sintaxe e morfologia, acentuação (a gente consegue revisar isso relativamente em pouco tempo). Inglês: acompanhe periódicos internacionais e selecione umas 10 palavras, tente também entender o texto primeiramente "adivinhando" elas - essa habilidade é necessária porque sempre é cobrado significado de palavras. A banca também cobra bastante conjunções e preposições; é bom saber bem o significado delas (aqui tem um resuminho, mas só isso não basta). PI: revise a parte da "Era Lula". A banca adora o Lula, e se não me engano, na prova do ano passado caiu muito sobre isso. Vale a pena conferir o balanço da PE 2003/2010.
3- Esse ano é o Ano da Alemanha no Brasil. Acho que em HG e HB pode cobrar alguma coisa; não creio que muito da Segunda Guerra Mundial, mas talvez a formação da Alemanha, talvez algo da era cultural, imigração... não sei o quanto essas datas influenciam na prova, mas acho que pode puxar algo. 
4- Economia, creio eu, tem algo básico que é o equilíbrio de mercado, algo sobre balanço de pagamentos e elasticidade. Algo disso deve cair, já que resume partes importantes da macro e da micro. Se quer dar uma revisada básica, aconselho o Manual de Introdução à Economia do Mankiw (download aqui), que é de fácil leitura e apresenta os tópicos de maneira mais rápida.
5- Lembre-se do esquema CESPE: cada erro desconta uma certa (ou desconta pontos na C/E). Então, tenha certeza do que você faz, não marque o que não sabe. Mas tem que saber alguma coisa! A média para passar é uns 45-47 pontos de 60 65!

Espero que ajude um pouco. Com relação as outras matérias (geografia, direito, HB, economia) não tenho muitos palpites. Tentarei postar mais vezes nesta semana, tentando dar algumas ideias do que eu acho que pode cair nas outras três matérias (HB, direito e Geo). Também falar algo sobre os cursinhos.

Mas agora preciso me organizar :-). Assim que eu acabar minhas "pendências pessoais" quero arrumar o blog, mudar a lista dos livros, colocar alguns que achei para download e algumas outras seções para quem ainda tenta entender o que é esse mundo frenético que tanto lutamos para fazer parte..

Bons estudos a todos, e não se desesperem...

Abraços!

2 comentários:

  1. Maria, você desapareceu por muito tempo! Preciso ler seus posts aqui para aplacar minha agonia com esse TPS do dia 18. Assim, não faça isso mais não. kkk
    Não sabia do Dia da Alemanha no Brasil.(pode ser que caia mesmo, talvez envolvendo a crise do euro ou a viagem de Dilma à Alemanha).
    Sobre Economia, estou criando coragem de revisar essa matéria que é meu calcanhar de Aquiles.
    Compartilho o desejo de passar na 1ª fase. Seria uma impulso motivacional para as outras fases ou para outros CACDs.
    Seria interessante um post sobre cursinhos...fico em dúvida e o dinheiro é curto.
    É tudo. Força nessa reta final.

    PS: Uma correção: são 65 pontos. E acertar 45-47 pontos será como uma luta de gladiadores.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo!Muito obrigada pelo carinho, é muito importante :D!!!É muito bom saber que tenho um leitor que acompanha minhas postagens ^^!

    Obrigada por me corrigir, fiquei na dúvida e nem
    conferi (coisa feia hihihi), já arrumei no post.

    Olha, para mim, fazer metade do TPS já é difícil,é cheio das malditas questões que,mesmo após a correção, a gente não se convence que errou (e aí não tem como deixar em branco, já que tínhamos certeza...).
    Espero que você consiga passar, pois merece,e sei como é difícil!Além de que seria muito legal um blogueiro que já está lá para contar como é; não conheço ninguém e, fora o jovens diplomatas (que já passaram pelo IRBR), nunca achei blogs sobre isso. Seria um luxo haha :DD!

    Estou me imaginando no ano que vem, que sufoco será >.<!!!Mas até lá, foco, concentração e BCC - bunda colada na cadeira :P!
    Abraços e bons estudos!!!

    ResponderExcluir

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores