domingo, 14 de agosto de 2011

Como todo concurseiro (e) mortal, bolei uma metodologia para meus estudos para o TPS. Ao menos, para iniciar os estudos, pois mesmo que eu passe ano que vem (no concurso, ahhaha) não poderei assumir... Mas quero ter uma boa preparação para quando for prá valer ser mais fácil!
Creio que a parte mais intensa, de absorção do conteúdo (aprender mesmo), se concentre para essa fase. Para as outras, o pessoal costuma se preparar para a realização da prova, formas de redigir a redação, e, claro, faz uma revisão geral do conteúdo. Porém, pelo pouco tempo, é impossível estudar as matérias específicas nos tão poucos dois meses (+/-) entre cada prova!
Então, é dessa forma que pretendo prosseguir (espero me manter na linha, senão, sinceramente, será muito difícil eu conseguir -.-):
E essa é a METODOLOGIA, o cronograma eu coloco outra hora (ha-ha, quero ver como vai ser !).
1- Adquirir a bibliografia básica - e, felizmente, consegui adquiri-la pela internet!!! (outra hora posto as fontes). Estudar bem essa bibliografia, fazer resumos e fichamentos.

2- Organizar o conteúdo a ser estudado. Baixei o edital do ano passado (neste ano não indicaram a bibliografia); separei as matérias, exigências, e estou organizando por assuntos genéricos, exigências e livros que pretendo adquirir. Ainda, é importante saber as "expressões"e períodos citados no edital. Irei postar a maneira que organizei.

3- Adquirir livros para estudar as matérias. Procurarei baixá-los ou talvez fazer cópias (sou pobre, fazer o que =O ). Alguns, como os do Hobsbawm, irei selecionar algumas partes (para alguns assuntos somente selecionarei partes de alguns livros diversos). Tentar fazer, ao menos, resenhas desses livros (para lembrar depois).

4- Fazer um cursinho. Me matriculei no curso diplomata brasil, que acho que é muito bom!!! Irei assistir as aulas (em casa), como na faculdade, anotando o que os profs falam. Além disso, deverei fazer as tarefas, e estudar os anexos.

5- Estudar as provas anteriores, bem como respostas contidas nos editais.

6- Estudar BEM línguas. Para inglês, além do cursinho, comprarei um livro com exercícios, e farei traduções. Para francês e espanhol, além dos cursinhos, irei estudar em casa (traduções e exercícios). Uma boa dica é ingressar em grupos de estudos na iternet. Tentarei postar uma lista com dicas de sites aqui. 

7- Ler o LeMonde Diplo, bem como outras fontes (mas,francamente, se eu conseguir ler só o diplo já me considero heroína!). Fazer resenhas das notícias lidas (e resumos). Acompanhar as novidadis xD.

Olha, que eu me lembro são esses sete passos que planejei, e que abordam as especificidades do TPS. Ao menos vou passar no TPS ano que vem!!!! Bem, mas dizem que 7 é um número bom (nah, não acredito nisso T_T)....
Para 2012, quero fazer cursos de redação (português e inglês), mas acho que farei na minha cidade, com professores especializados em concuros.

0 comentários:

Postar um comentário

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores