segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ouvi um comentário esses dias que me fez refletir que, muita pessoas, diferentemente de mim, podem ter ficado bem tristes após o CACD desse ano. Eu não fui bem, mas de qualquer maneira, a prova me deu mais vontade de estudar.
Ouvi, também, muitos comentarem que ficaram por um ponto ou por um décimo fora da continuidade desse certame. Há muitos outros que conheço que já chegaram até a quarta fase, e desta vez, não passaram da primeira. 

O CACD é um concurso difícil; um dos mais difíceis do país, pelo que se fala. É exaustivo, e feito em um momento em que a maioria quer melhorar a vida. Além disso, ele não trata apenas de oportunidades: um salário melhor, estabilidade; mas de um sonho. Ele mexe muito conosco. É o sonho de uma carreira e um estilo de vida, a mudança de paradigmas (para a grande maioria de simples mortais, muitos que nunca viram um(a) diplomata). Porém, como toda "grande ambição", é algo que demanda muito esforço, muita superação e muita perseverança.
Atualmente, vemos pessoas serem consideradas vitoriosas por qualquer coisa. Qualquer um vira capa de revista por ter um padrão de beleza, vai aos programas de TV por ter feito um escândalo, ganha milhares de reais por ter saído com a "pessoa certa" ou consegue vantagens na profissão de forma duvidosa. A internet nos faz mais infelizes, e pesquisas mostram isso: o Facebook causa uma sensação de que somos um fracasso, enquanto todos à nossa volta conseguem tudo, e de maneira fácil. E nós, simples humanos com os pés no chão, que não nascemos com a "bunda virada para a Lua" (e talvez a única "superstição" - se é que pode se chamar assim - em que eu acredito seja a dicotomia sorte x azar), nadamos, nadamos, e acabamos afogados na beira da praia. Conheço, sim, pessoas que tem muita, mas muita sorte. Gente que não precisou mover um dedo para conseguir coisas para as quais eu tive que mover o mundo. Eu, aliás, me considero bem sem sorte: só para ter ideia, estudei três anos (durante o Ensino Médio) com muito afinco para passar em último na faculdade, direto do colégio enquanto a maioria dos meus colegas estudou um ano ou vez um intensivo.


Paciência. É preciso saber o quanto é preciso nos esforçarmos para conseguir o que queremos. Eu estudei três anos para o vestibular; certamente cansei muito mais que a maioria, mas consegui entrar na faculdade. Era isso que eu queria, e fiz o que eu precisava para conseguir. Não me importava sobre como cada um se organizava ou quantos exercícios faziam. No final das contas, da minha sala (de um colégio que era exclusivo para isso), creio que uns 10% entraram para os cursos que queriam. Na realidade, percebi que a maioria dos meus colegas talvez fosse como eu, só que não se esforçou tanto quanto precisou. Os que passaram foram os que foram até os seus limites e as suas necessidades. Isso não implica nunca sair, tirar um feriado (meu caso). Mas, em alguns casos, levar um livro para estudar um pouco no feriado, ou intensificar a rotina para compensar na volta. Eu tive uma colega que ia em todas as festas, mas era muito organizada e disciplinada. E ela passou comigo.
Não sigo muito a metodologia de livros "Como passar", embora eu goste das dicas. Mas não consigo manter um cronograma, até porque não tenho rotina.
E não estou - de jeito algum! - condenando quem não conseguiu passar até então (e quem sou eu para fazer isso :P). Apenas alertar que, às vezes, isso ocorre reiteradamente porque fazemos as coisas da maneira errada. Não corrigimos os métodos adotados, ou nos prendemos à "realidade" dos outros - e com o Facebook isso virou um GRANDE problema. Isso acaba nos prejudicando e sufocando. E nos pegamos pensando: "afinal, não é para mim, porque não sou especial. Quem passa é quem pode". Reiteradamente, pessoas me dizem que é preciso estudar MUITOS anos para o concurso, muitos mais do que eu poderia. Mas sei que tem quem consegue com um prazo menor. 

O que essas pessoas fazem? São abençoadas? A maioria é igual a nós. Apenas, talvez, não seguiu os conselhos de "iniciar pensando em 3 ou 4 anos". Talvez fez tudo o que podia dentro do tempo que pôde, e conseguiu (veja a " FAC do Candidato a Diplomata" , por exemplo). Ninguém precisa ser "especial" para isso. É preciso, apenas, perseverar. E ser sincero consigo, saber o quanto se dedica, o quanto está fazendo para atingir o objetivo. Vejo que muita gente age como no Facebook: engana os outros, falando que estuda um tempo que não é verdade, e engana a si, porque a única pessoa prejudicada é ele/ela mesmo/a. 
Talvez esse texto pareça desmotivador e um puxão de orelha, mas ficarei triste se for interpretado assim, não é o objetivo. É apenas mostrar que coisas que parecem impossíveis não o são, na realidade. Tudo depende de nós. Eu acredito nisso. Não dou muito ouvido aos outros. Acredito que posso passar em "x" tempo, que posso fazer o que eu quiser. E acredito que qualquer um possa. Porque, no final das contas, o que importa é o que fazemos, a nossa dedicação. Muita gente muda de vida, sai do zero e atinge coisas impensáveis - segundo o senso comum - para si. Se algo está dando errado, talvez é porque ainda não fizemos o necessário. Não é culpa nossa, às vezes é preciso alguns erros. Mas, se aprendemos com eles, e fizermos o que pudermos, creio que conseguimos. 
Por isso, não desanime. Se esforce; você conseguirá. Provavelmente, é o que foi feito por quem conseguiu.
Essas frases eu procurei para mostrar a reflexão de outras pessoas sobre sucesso. Não sei se esses são realmente os autores, dado que, muitas vezes, a autoria é trocada. Mas o que importa é a mensagem. Abaixo está os sites de que as retirei.


"Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos."

Friedrich Nietzsche
É preciso acreditar que podemos. Não somos diferentes de ninguém; talvez não tenhamos tanta sorte. Mas isso faz com que tenhamos mais perseverança.

"Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho."


Thomas Jefferson
Às vezes, a sorte não decorre do acaso, mas do quanto nos esforçamos para conseguir algo. Muitos que pensamos atingir seus objetivos "por sorte" na realidade trabalharam arduamente para conseguir isso.

"Fracasso: Alguns poucos erros de julgamento repetidos todos os dias. Sucesso: Algumas simples disciplinas praticadas todos os dias."
 E. James Rohn 

"Se você foi bem sucedido, pergunte a si mesmo porque, e tente repetir a ação. Se você fracassou, pergunte a si mesmo porque, e aprenda com a experiência."
Dale Carnegie
Se erramos, devemos identificar o problema e corrigi-lo, afinal, persistir no erro não trará êxito. Além disso, para conseguir ser bem-sucedidos, precisamos nos esforçar, ter disciplina. 

" Sucesso parece ser em grande parte uma questão de continuar depois que outros desistiram."
William Feather
Acredite em você. Não dê ouvidos aos que querem que você desista, sem ao menos tentar de novo. Siga em frente. 

" Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo do que um sucesso em algo que odeio."
George Burns
A maneira como as pessoas e os fatos são expostos fazem com que os outros cobrem de nós um "sucesso em tudo", sem ao menos saber o que queremos. Julgamos a vida dos outros, sem ter ideia se estão bem ou não com suas escolhas. Temos hierarquias para tudo, de modo que certas coisas - e somente elas - são boas, e outras ruins. Mas o importante é saber o que você quer, lutar por aquilo e ser feliz com a sua escolha. É preferível ter uma vida simples e feliz, do que uma vida cheia de glamour e frustrante. É preferível trabalhar bastante e não ter um chão do que viver trancado em um lugar, sem mobilidade, se você não gostar disso. Procure fazer o que você gosta, e não dê ouvidos à opinião dos outros; "cada um sabe a dor e a alegria de ser quem é".

Por fim, indico que assistam a esse especial do "Globo Repórter". Não gosto do programa, mas esse é motivador. Pessoas que julgamos mal, que atribuímos preconceitos, são "predestinadas" mas que acreditaram em algo e se esforçaram para isso. É possível mudar, melhorar, ser quem você quer. Os vídeos são curtos e bem aprazíveis. Aqui, coloquei apenas um, mas os outros tem o link em seguida (ao vídeo). O mais importante é não esquecer da nossa essência: quem somos, o que somos/fomos e o que fizemos para isso. E lutar para conseguir o que se quer, ter paciência, perseverança, respirar fundo e se dedicar.



Abraços, bons estudos e fighting!

Frases de: Webfrases e Pensador


4 comentários:

  1. Nossa, Maria...Era tudo o que eu precisava ouvir hoje. Estava com uns amigos falando sobre concursos. Não foi uma "boa" conversa de motivação. Eles faltaram me dizer que eu nunca passarei no CACD...disseram que deveria, talvez, ir fazendo outros concursos para só lá num futuro longínquo fazer o Itamaraty. Falaram sobre dinheiro, juventude e etc...Mas não falaram isso o que você acabou de mencionar: não falaram sobre verdade, paixão, vocação, bravura, persistência. Falaram o óbvio: "Desista!""É difícil demais!" "Deixa para depois!". Não. Não quero depois. Quero agora enquanto ainda há ar em meus pulmões. A verdade é a seguinte: nem eles vão mudar minha opinião nem eu a deles. Cabe a nós a motivação constante. São muitos os desestímulos - esses são fáceis de mencionar. São múltiplos. No entanto, difícil é se manter focado e motivado diante tudo e todos. Se Roma não foi construída em um único dia, também não será esse nosso caminho. Preparar-se para essa carreira é como entrar em um mundo distinto - um teatro mágico à la Herman Hesse, em "O lobo da estepe" em que a entrada só é permitida aos iniciados. Iniciados que não são somente aspirantes por uma carreira, mas aspirantes por uma "raison de vivre".
    Continue assim. Daremos a volta por cima...
    Bj Leonardo.
    P.S. Vou postar essa resposta no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo! Que bom que a postagem te ajudou a recuperar um pouco o ânimo :)! É difícil as pessoas entenderem porque perseguimos esse sonho com tanto ímpeto, mas temos que seguir firmes. No final, valerá a pena. Abraços e bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. Maria, Leonardo. Aos poucos meu ânimo está voltando. Não consegui estudar nada nos últimos dois meses, espero recomeçar já. Mas confesso que minha motivação anda menor do que antes. Por isso é bom ler posts assim, esse aqui me deu uma animada boa. Bons estudos pra vocês. Pra nós. Abraços

    ResponderExcluir
  4. @Nalu Que bom, Nalu! Eu te entendo, sei que é difícil quando nos desanimamos. Mas temos que nos esforçar bastante para focar nas coisas boas. Eu coloco esses posts porque sei como é, eu passo pelos mesmos perrengues que vocês, essa fase é difícil... mas vamos lá,acredito que não é impossível. Muitos dizem que não conseguem, mas é porque não acreditaram tanto assim. Se acreditarmos, conseguiremos :D! Eu continuarei colocando esse tipo de postagem, pois eu gosto de ler em outros sites quando estou desanimada... fico muito feliz pelo feedback de vocês, pois a intenção é essa :).
    Beijos e força! Tudo de bom!
    Ah, eu respondi seu comentário sobre a série coreana, dá uma conferida ;)

    ResponderExcluir

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores