Acho que muitas pessoas que estão longe dos cursinhos, em pé de acabar a faculdade ou mesmo porque moram longe se perguntam sobre a prova. Sei como é não estar antenado 24/7 no assunto, então, volta e meia você vê no site da CESPE e, "ué, cadê a prova? Será que olhei errado?Será que não sai mesmo?". Fato inédito, não ter concurso. O que faz com que muitos concluam que terá... E assim, estamos nessa...
*Montagem profissional que eu fiz U_u |
Pois bem. O que ocorre é que, até então, não saiu a dita da prova. No início do ano, a Presidenta havia prorrogado a aprovação do Orçamento. Com isso, atrasou a prova do IrBr. Só que até agora o MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) não liberou a verba para a dita cuja (e eu que achei que esses concursos eram autossustentáveis, dado que a taxa de inscrição não é nem um pouco simbólica, mas vai saber). O Itamaraty já fez o pedido, mas o MPOG não libera nada.
*A propósito, é possível acompanhar por essa página (do Itamaraty): Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.
Então, os boatos são de que o MPOG arquivou o pedido, e está lá, guardado, aguardando... os professores tem "mileuma" teorias, dentre as quais:
- o concurso não pode sair depois do segundo semestre, porque não há tempo para outra turma;
- o concurso sai até junho (independente da primeira teoria);
- o concurso sai no segundo semestre e as turmas entram ano que vem;
- é mais fácil sair concurso esse ano e não sair ano que vem;
- só sai ano que vem em janeiro...
O que resta para nós? Os profs. mais experientes falam que esse é o momento. Para nos dedicarmos, pois muita gente está desistindo, alguns estão perdendo o ritmo (esse "alguns" é o pessoal que começou ano passado, p.ex.), então, a hora é agora! No balanço das ondas, eu tenho que concordar com eles. A ideia mais divulgada é que, se sair ou não esse ano, o do ano que vem (independentemente de 2013) terá que ser no início. Porque é ano de eleição, então a turma tem que assumir até o início de julho, ao que parece.
E, considerando que as maiores probabilidades são que neste ano saia para a segunda metade (aliás, tem um boato de que deverá ter turma no Itamaraty em janeiro), e de que se sair no ano que vem (reiterando, mesmo que não tenha concurso esse ano), será no início - o que não dará tempo para uma preparação adequada, esforcemo-nos agora!
Ah, hoje recebi no feed do FB uma notícia do Sinditamaraty (via Clio): "O SINDITAMARATY solicitou realização de concurso público para todas as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro. Lembrou a importância de obter autorização para a realização do concurso para Diplomata, em 2013. "
Moral da história: a probabilidade é que saia um concurso, ou mais para o fim deste ano, ou início de 2014. Dessa forma, se puder, não arrisque, e se prepare desde agora. Pode ser que ventos soprem a nosso favor :)!
*Ah! Irei procurar mais blogs e linká-los no menu da esquerda. Tem outros blogs muuito melhores que o meu, muito bons, mesmo! Acho que pode servir para quem quiser complementar as pesquisas e dividir angústias... no menu já tem o "Jovem Diplomata" (ativo) e o "Aspirante a Diplomata" (inativo, mas com muito conteúdo de primeira!).
0 comentários:
Postar um comentário