quarta-feira, 1 de maio de 2013


Gênesis 29 (1:30)
Então pôs-se Jacó a caminho e foi à terra do povo do oriente.
E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço.
E ajuntavam ali todos os rebanhos, e removiam a pedra de sobre a boca do poço, e davam de beber às ovelhas; e tornavam a pôr a pedra sobre a boca do poço, no seu lugar.
E disse-lhes Jacó: Meus irmãos, donde sois? E disseram: Somos de Harã.
E ele lhes disse: Conheceis a Labão, filho de Naor? E disseram: Conhecemos.
Disse-lhes mais: Está ele bem? E disseram: Está bem, e eis aqui Raquel sua filha, que vem com as ovelhas.
E ele disse: Eis que ainda é pleno dia, não é tempo de ajuntar o gado; dai de beber às ovelhas, e ide apascentá-las.
E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas.
Estando ele ainda falando com eles, veio Raquel com as ovelhas de seu pai; porque ela era pastora.
E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.
E Jacó beijou a Raquel, e levantou a sua voz e chorou.
E Jacó anunciou a Raquel que era irmão de seu pai, e que era filho de Rebeca; então ela correu, e o anunciou a seu pai.
E aconteceu que, ouvindo Labão as novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e beijou-o, e levou-o à sua casa; e ele contou a Labão todas estas coisas.
Então Labão disse-lhe: Verdadeiramente és tu o meu osso e a minha carne. E ficou com ele um mês inteiro.
Depois disse Labão a Jacó: Porque tu és meu irmão, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário.
E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel.
>Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista
E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo.
Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.
E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela.
Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu.
E Labão deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva.
E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?
E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita.
Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.
E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha.
E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha.
E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos.

---

também vale conferir a 'versão' de Camões:

Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prémio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
Lhe fora assi negada a sua pastora,
Como se a não tivera merecida;
Começa de servir outros sete anos,

Dizendo: – Mais servira, se não fora
Para tão longo amor tão curta a vida!
---
Entendendo: Essa história foi contada por um professor nas aulas. Era como um exemplo didático, mas enfim, me interessei por ela e referi aqui por outros motivos. Inicialmente,acho que cumpre dizer que sou ateia, portanto, nada tem a ver com a Bíblia. Apesar disso, admiro as religiões, pois acho que inicialmente os escritos que as norteiam foram maneiras de mostrar as pessoas como enfrentar as diversas situações da vida,e como ter uma vida melhor. Para a imensa maioria, essa história representa um lindo romance. Mas para mim, mostra algo muito além.

Nos dedicamos muito por algo que realmente gostamos. E isso pode representar um trabalho árduo por muito tempo. Por vezes, oportunidades diversas surgem,às vezes parecem tão boas quanto aquele propósito. E além disso, são uma forma aparente de acabar com esse "sofrimento", afinal, pode não ser o que eu desejo, mas talvez não seja ruim. Entretanto, o melhor é insistir e não desistir de nossos sonhos. Mesmo que demore um pouco mais, iremos alcançar aquilo que queremos - se tivermos persistência e força de vontade. E no final, irá recompensar, pois é um "longo amor para tão curta vida".
Na vida de concursos públicos, muitos outros se mostram atrativos. Salários bons (apesar de muitas vezes um pouco inferiores), e é óbvio, a estabilidade e tudo o mais. Entretanto, se você sonha com um concurso - no meu caso, a diplomacia - valeria a pena agarrar uma aprovação em outro só para abreviar o tempo de estudos? Eu poderia ter feito mestrado e seguir a vida acadêmica, o que para mim seria mais tranquilo, e isso resulta em bons salários, de certa forma seria gratificante, mas valeria a pena abdicar de um tanto mais de esforço para agarrar o que eu acredito que seja o cargo que eu sempre quis?
Acredito que não. Que demore um pouco mais para eu ter a tão almejada liberdade, começar a trabalhar, mas será o que eu quero, e para tamanha alegria e gratidão, nem toda a vida será suficiente.

Esse mês estive muito ocupada, e ainda me organizando - obviamente, porque é o início. Mas aos poucos entro na linha e cuido melhor do blog. Logo quero postar algumas notícias relacionadas a fatos importantes,e também algumas ideias que vieram com o cursinho..

Abraços!

*obs: minhas fontes para os textos foram:
muito estranho voltar a ler a Bíblia e ver um pouco desse mundo da religiosidade depois de tanto tempo! rsrs

0 comentários:

Postar um comentário

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores