quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

É difícil ter uma rotina de estudos por conta própria, em casa. Enquanto os cursinhos não começam, resolvi estudar sozinha, algumas coisas. Pensei em fazer um curso de revisão, mas os valores e o fato de ser poucas aulas,e eu não ter quase nenhuma noção de nada, me fizeram desistir. Como quero fazer uma pós esse ano, acho que seria mais proveitoso investir esse dinheiro na pós.

Entretanto, esta primeira semana de estudos em casa (porque foi necessário mais ou menos um mês para eu me estabelecer e organizar em BSB) está sendo difícil. Não consigo manter o foco e a atenção. Leio poucas páginas, mas longe (MUITO longe) do que seria razoável. Sei que em abril - quando as aulas começarem - terei que me empenhar, e provavelmente o fato de ter professores cobrando e colegas estudando fará com que eu me dedique mais. Mas até lá não quero perder tempo...

Então, volta e meia venho aqui no computador ver besteira ou alguma coisa importante, mas mesmo assim não ajuda. Mas ao ver como a carreira parece interessante, e como as pessoas estudam para o concurso - de 6h a mais - me faz despertar. Só que aí, ler o edital, pegar os livros, as listas dos cursinhos e tentar me organizar faz com que eu me perca :S! Será que estou lendo algo relevante? Será que não é algo que sequer pode cair na prova?

Acho que nessa etapa não há erros... qualquer coisa dos livros relacionados deve ajudar. É melhor do que ficar parada e ver novela. Acho que, mesmo que seja a passos lentos, vou me organizando. E no mais, tem todo um mundo para eu entender... morar sozinha, em outra cidade, ter que me organizar... Tenho que viver um dia de cada vez - algo praticamente impossível nos últimos sete anos - mas ao menos nesses meses, tentar colocar a cabeça no lugar e dar mais atenção aos pedidos do meu cérebro. Tentar dormir, refletir, entender... é algo necessário, será difícil prosseguir sem entender quase nada do que está ocorrendo.

Mas também é preciso aproveitar o tempo! Para isso, deixo um trecho de um texto que ajuda aos perdidos que nem eu a entender a distração. Já tive esse ritmo de concursos quando estudava para o vestibular. Depois, na faculdade, o foco e as passadas eram outras... o tempo não corre da mesma forma. Na faculdade eu emendava e interrompia ciclos conforme era melhor. Agora, costumo dizer que para concurseiros um ano só acaba quando se passa no concurso. E esse ano pode durar 09 meses, 18 e por aí vai... Então, ter que entender isso, e que não é o momento de catar e agarrar oportunidades, igual ao que ocorria na faculdade, leva um tempo. Mas que o tempo necessário não seja demais!

Como podemos ensinar o foco de atenção em um mundo que está constantemente chamando a nossa atenção em outro lugar? Uma idéia é usar o "interruptor de tecnologia", onde você verifica o seu telefone, a web, o que for por um minuto ou dois e depois liga o telefone no modo silencioso, a tela de computador e "foco de atenção" no trabalho ou conversa ou qualquer atividade não-tecnológicas por, digamos 15 minutos, e depois faz uma pausa tecnológica por 1-2 minutos, seguida por vezes por mais foco e mais interrupção de tecnologia. O truque é aumentar gradualmente o tempo de foco para ensinar a si mesmo (e seus filhos) como se concentrar por longos períodos de tempo sem se distrair. Eu tenho professores que utilizam isso em salas de aula, pais a usá-lo durante o jantar e patrões que utilizam interrupção de tecnologia durante as reuniões com grande sucesso. Até agora, porém, o melhor que pudemos obter foi cerca de 30 minutos de foco de atenção. Graças a Steve Jobs (e outros) para fazer tais afazeres atraentes, as tecnologias distraem. Daqui


Esses bebês devem saber bem o que querem.

0 comentários:

Postar um comentário

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores