quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Mais uma de motivação, desta vez, um vídeo da TAM. Acho que muitos aspirantes a diplomata tem algo em comum com muitos aspirantes a carreira na aviação: a vontade de conhecer o mundo, de ter contato com várias culturas, uma vida um tanto dinâmica e ajudar aos outros.
Porém, nunca achei vídeos de pessoas que venceram o CACD falando com tanto amor sobre a carreira. Talvez porque é uma carreira pública, mas também pode ser porque as pessoas achem inadequado à profissão se expressar dessa forma. 
Queria encontrar algo assim, ultimamente achei uns textos que me deixaram um tanto desmotivada, falando sobre excesso de burocracia ou de um estilo de vida longe do de muitos candidatos, que vieram do interior ou tiveram vidas muito simples. Creio que, felizmente, isso está mudando, sobretudo com os incentivos do governo, e que, cada vez mais, a diplomacia será uma profissão para o que deve servir, no mundo atual: tratar, sobretudo, de melhorar o país e a vida das pessoas. Afinal, o que é um Estado sem pessoas?
Antigamente, a carreira do Diplomata era muito mais próxima a uma ideia de elite e aristocracia, até porque o Estado não servia ao povo. Às vezes me parece que ocorre como a situação que visualizamos nas carreiras jurídicas, sempre estando atrás da sociedade; isso faz com que muitos pensem que é algo só para quem tem sobrenome e uma vida de luxo. Mas o diplomata é um funcionário público como outro qualquer, pago com o dinheiro do povo, e que se prontifica a trabalhar para as pessoas, através do governo. 
Cabe aos que ingressam na carreira construir essa relação.

Ah, coloquei uma página sobre morar em Brasília. Falta ainda (da enquete do ano passado) acabar as dicas de leitura, e acho que farei uma página sobre o concurso. Porém, construí-las demanda tempo, pesquisa e paciência, então, não prometo que ocorrerá logo :/.

Abaixo, segue o vídeo. Espero que ajude a quem tem dúvidas e momentos em que temos vontade de desistir. Os funcionários mostram como vale a pena lutar por uma carreira pela qual sonhamos, como é bom fazer aquilo que você gosta, para o que se esforçou tanto e conseguiu. Mas também mostram que, da mesma forma que nós, há dúvidas, dificuldades, e apreensões, que devem ser vencidos.


Espero que gostem!

Abraços e bons estudos! Fighting!

7 comentários:

  1. Maria,

    Primeiramente, achei muito legal o vídeo de motivação, porque em alguns momentos, parece, que melhora o ânimo de quem está estudando.

    Segundo, você mencionou as semelhanças entre a carreira de Diplomata e de Comissário de Bordo. Quanto a isso, você já viu o livro da Diplomata Cláudia Assaf? Caso não, chama-se Diário de Bordo - uma carreira com destino à carreira diplomática, onde a autora analisa, de maneira biográfica, os desafios de passar no CACD. Ademais, ela foi comissário de bordo, antes de passar no CACD. Portanto, ela vai justamente no ponto do seu post, isto é, das semelhanças das duas carreiras.

    Terceiro, você tem o site dela, com o Dicas da Diplomata. Aqui, deixou o do livro:http://foliodigital.com.br/diario-de-bordo/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. "Quem não sonha não segue em frente!". Adorei essa frase. Excelente vídeo. Precisamos sempre de momentos desse para retroalimentar nossa motivação. Você tem razão..Estado que não está conectado com seu povo perde legitimidade. A diplomacia deve servir o País e, consequentemente, servir o seu povo. Assim, é preciso tornar a diplomacia mais a cara do Brasil: mais diversa, multicultural, multi-geográfica. Ao se tornar mais representativa, nossa diplomacia tornar-se-á mais legítima e eficiente. É preciso que boa parte dos Brasis sejam representados no Itamaraty para que a política externa brasileira seja, efetivamente, brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Danilo, tô ansioso pra ver teu post sobre a Cláudia Assaf! Demore muito não!rsrs

    ResponderExcluir
  4. @Danilo Sorato sou fã da Claudia! Nem a conheço, e já tenho ela como um exemplo de profissional! Quero logo virar colega e conhecê-la rsrs... já li entrevistas dela, e ela me parece uma pessoa simples, que lutou muito e que conseguiu. Me faz acreditar que as pessoas "desconhecidas" podem também.E o link com comissários, comecei a fazer, também, sob influencia dos textos dela. Ah, quero ver se adquiro o livro, deve ser bem motivacional (podiamos convidar ela para uma sessão de autografos em BSB!).O Leonardo disse que vc vai fazer um post sobre ela, estou esperando :D! Obrigada pelo site!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. @Leonardo Teixeira que bom saber que você concorda comigo, as vezes tenho medo de fazer análises equivocadas, hehe. Vamos entrar lá e ajudar a fazer um Itamaraty mais a cara do Brasil :D! Também adorei essa frase que vc selecionou, ainda mais que vem da supervisora deles; é algo muito importante.
    Abraços e bons estudos!

    ResponderExcluir
  6. Maria, se não me engano ela lançou o livro em BSB, com a noite de autógrafos correspondente.

    Leonardo e Maria, logo postarei, mas infelizmente eu gosto de postar a partir da inspiração. Ou seja, não esperem por mim. AHHAHAHAHA

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Ei, vocês perceberam que só tem blogueiro aqui!!! rsrsrs

    ResponderExcluir

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores