sábado, 28 de dezembro de 2013

Já saiu a nomeação oficial dos novos diplomatas:

D.O.U com as nomeações
Como eu havia comentado com o Leonardo do Sobrediplomacia, eles deixam de ser nossos concorrentes, e passam a ser inspiração. Parabéns à todos, fico muito feliz sempre que vejo as novas listas; mesmo sem conhecer ninguém, é muito bom saber que as pessoas estão realizando um sonho pelo qual tanto lugaram, e que, finalmente, essa difícil maratona chegou ao fim.

A nós, resta nos inspirar e nos esforçar :). Desculpa à todos pelo meu sumiço, mas acho que já disse, recém acabaram as "tretas"da faculdade, há pouco que estou com tempo, e quero aproveitar ao máximo, por isso o blog anda meio abandonado.

Ademais, o final do ano é uma época um tanto difícil. É difícil quando a gente olha para trás e vê que não progrediu do jeito que gostaria. Vê o quanto queria ter feito e não conseguiu fazer, as metas não realizadas, os percalços. Há evoluções, há coisas boas, mas, mesmo assim, quando se quer uma mudança de vida, os erros se sobressaem aos acertos, na nossa avaliação. E, quando se olha para frente tendo noção dos desafios, das dificuldades e das incertezas, isso fica mais complicado. Acredito que muitos estão passando por isso. É complicado ir celebrar com a família quando se fica pensando no livro que deveria ser folheado, as notícias que precisam ser lidas, ao mesmo tempo que se tem a saudade e a vontade de celebrar com aqueles que gostamos.

São desafios da vida, e precisamos superar. Nesses momentos, aconselho àqueles que passam por isso a acompanhar os depoimentos de concurseiros que superaram essa etapa, ou a ver vídeos de superação. Precisamos acreditar e encontrar forças. Não gosto de ver para pegar metodologia e dicas, pois acho isso muito particular, mas para ver que as pessoas que conseguem são gente igual a nós, com dificuldades, limitações, dúvidas, erros e, finalmente, acertos. Neste site tem depoimentos de aprovados em vários concursos. Se fizermos a nossa parte, iremos conseguir :).

Deixo esse vídeo, de uma história de alguém que lutou e conseguiu.


A Lívia, entrevistada do vídeo, fez um comentário, o que achei muito bacana e importante:






Abraços à todos, fighting e espero aparecer antes de 2014 :o).

15 comentários:

  1. Maria, adorei o vídeo da servidora do TJ. Ele é bastante motivador. Meu blog vai ficar parado até o final do ano. Nos vemos em 2014! Boa virada de ano para você!

    ResponderExcluir
  2. Só mais uma coisa...você tem notícias de Nalu? Nunca mais vi comentários dela...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de uma dica : eu faço vários concursos e percebi que vou melhor quando a banca é cespe. Vale a pena fazer o cacd simultaneamente com outros concursos ou é bom fazer apenas o cacd?

    ResponderExcluir
  4. Caro Roger,
    Como dito pelo Leonardo, no Sobre Diplomacia, é difícil "aproveitar" o estudo das matérias de outros concursos para o CACD. Saber lidar com o estilo da banca ajuda, mas não contribui para a aprovação mais que o estudo direcionado, disciplinado e insistente. É um concurso difícil, mas possível (creio muito nisso, rsrsrs). Sendo assim, estudo para o CACD por vocação, ou teimosia, sei lá! A questão é que não me imagino fazendo outra coisa e acho que esta é uma das características que divido com os demais aspirantes à carreira. Não importa a banca, as disciplinas, a data da prova, etc., quem quer sabe e se prepara. Focar no CACD, pode significar abandonar outras diversas oportunidades, mas se for o que você deseja, assuma os riscos que, certamente, a profissão recompensará os esforços.

    ResponderExcluir
  5. @Leonardo Teixeira Obrigada, espero que tenha uma boa virada de ano, e, mais ainda, um ano novo muito bom :). Esse vídeo é realmente muito motivador, que bom que gostou :D! Não sei sobre a Nalu, estava pensando em lhe perguntar se sabia dela. Espero que esteja apenas descansando, e que não nos abandone. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. @roger Oi Roger! Obrigada pela visita. Pessoalmente, acho que isso depende muito da pessoa, suas capacidades em organizar-se e focar; há pessoas que fazem milagres, hehe, mas são raros. Eu faço faculdade junto aos estudos, e é bem complicado, porque às vezes a gente "abandona" por um tempo para passar em uma matéria. Tinha colegas que faziam outros concursos, mas, conforme se saiam melhor neles, abandonavam o CACD, ou então, interrompiam os estudos. Eu faço apenas esse concurso porque é o que quero para a vida.Mas, de maneira geral, eu concordo com o Leonardo e o Anônimo que respondeu para você. Acho que não apenas para o CACD, mas qualquer concurso mais exigente, acaba que temos que focar neles.A diferença é que os outros ainda permitem o uso do conteúdo em outros concursos (jurídicos, por exemplo); assim, você estuda para um cargo superior no MPU mas pode usar o que estudou para um nível médio, não precisando levar os estudos para os dois concursos ao mesmo tempo. O CACD não, apenas pode permitir o uso de algumas matérias para a Abin ou um OfChan (sem data ainda) e, mesmo assim, tem algumas matérias diferente. Acaba que você não consegue utilizar isso em outros certames, então, teria que fazer dois cursinhos, estudar muitas matérias diferentes (e só o CACD tem mais de 9), isso tomaria um tempo absurdo, além do investimento. Eu acho que não vale a pena, talvez faça você demorar o dobro de tempo (seja lá o que isso for) para passar em qualquer um. Se você ainda não tem certeza, talvez seja melhor passar em outro concurso (por exemplo, se quer trabalhar ou precisa de dinheiro) e, depois de aprovado, estudar para o CACD. Há várias pessoas que trabalham e estudam, muitas das quais obtém êxito.Acho que tudo depende do seu esforço, comprometimento e sinceridade consigo.
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. @Anônimo Obrigada por responder, anônimo. Acho que para nós que temos uma paixão por isso a resposta é imediata, e tudo compensa :). Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado. Quais livros você indica para o cacd? E quanto ao francês e espanhol é necessário fluência?

    ResponderExcluir
  9. @roger OI Roger! É complicado indicar, pois há muitos livros e muitos dos quais você só irá usar um capítulo. Comecei uma galeria (no lado esquerdo) com os livros básicos dos quais se utiliza mais, ainda não acabei por falta de tempo. De maneira geral, a coleção do História do Brasil Nação (até agora 4 volumes); Nova Gramática do Português Contemporâneo, do Celso Cunha; Introdução a Economia, do Mankiw; a coleção Eras do Hobsbawn; Relações Internacionais do Brasil - temas e agendas (vol. 1 e 2); Direito Internacional Público do Rezek. Os livros de Geografia e de Direito são vários, não me ocorre um "estritamente essencial"agora.
    Quanto ao espanhol e ao francês, o edital pede nível "instrumental", que é um intermediário. A prova consiste em 5 questões (se não me engano são 5) com 5 linhas no máximo e 3 no mínimo, cada uma. Praticamente não pode haver erros. Então, eu entendo que é preciso um bom entendimento (já que as questões são de interpretação) e uma gramática impecável; não rebuscada, mas sem erros de ortografia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado . você acha que dá para começar agora a estudar para o próximo concurso? Esses manuais da funag você sabe dizer se são bons? Em livrarias já vi um livro de questões comentadas da primeira fase do cacd? Vc o conhece. ? E quanto ao espanhol e francês é importante fazer curso desses idiomas ou estudar sozinho pode ser suficiente? No tempo de colégio sempre fui bom em história e geografia, mas tem muito tempo que não estudo estas matérias. Isso pode ser um fator importante? Sou do ramo jurídico quais ramos do direito além do direito internacional caem na prova?

    ResponderExcluir
  11. Maria, lembrei de você quando vi! Não sei seu vc se interessa, mas é em Brasília...
    http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/trabalhe-no-acnur/

    ResponderExcluir
  12. @Leonardo Teixeira muito obrigada por lembrar de mim, adorei as dicas! A ACNUR é um sonho! Fiquei muito abalada heheh... mas, felizmente, não tenho a experiência de trabalho (nem quero saber se estágio conta). É aquelas coisas que fazem você pensar: poderia dar MUITO certo... mas, enfim, por mais um tempo vou insistir na diplomacia, ainda faz meu coração bater mais forte :)!

    ResponderExcluir
  13. @roger olá! Eu havia respondido, mas o comentário não foi T_T. Enfim:
    - Quanto aos livros da FUNAG: não devem ser a base do estudo, porque creio que são mais para revisão (ainda não usei eles, quero usar mais no final). Dizem que o de inglês é ótimo, de espanhol e francês tb ajudam, PI é bom e História (feita por um prof. do Clio na nova edição) tb. Mas não usaria eles apenas para pautar meus estudos.
    - Livro de questões - eu tenho o Como Passar, é esse? Acho que é compra obrigatória!
    - Estudar idiomas:eu não me garanto sozinha hehehe... para a segunda e quarta fazes, tem que fazer um cursinho. Acima de tudo, há de se aprender a fazer a prova, coisa que não se aprende em casa. E isso muda tudo. Tem cursinhos on-line. Eu fiz um post sobre estudar para as três fases com livros e sites que ajudam para quem quer estudar em casa (acho que aprender a gramática pode,sim, em casa).Tem um site linkado ao lado que é para o estudo de inglês, muito bom.
    -Quanto ao direito: cai Direito Interno: constitucional, administrativo, teoria geral do direito privado(ato,fato,etc), dip privado. Não sei como foi sua faculdade, mas a minha foi ruim. Só me ajuda na lógica jurídica mas, em termos de ter mentalizado conteúdo, não.
    - História e geografia: o fato de ser bom no colégio ajudará a ter mais "fluência" no conteúdo, mas é longe de ser algo que lhe ajudará e será suficiente. Para o concurso, é bem mais específico e complexo, e envolve questões de PI. Tem que estudar bastante.
    Abraços e bons estudos!

    ResponderExcluir
  14. Encontrei Nalu no facebook. Ela disse que está se preparando para reiniciar os estudos!

    ResponderExcluir
  15. Leonardo, que ótimo! Estava com medo que ela tivesse desistido! Fico feliz que vai continuar conosco :D

    ResponderExcluir

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores