A quarta fase é, geralmente, a que os candidatos menos pensam. "Uma coisa de cada vez!". Com certeza. É preciso, primeiro, passar pelo TPS, pela segunda fase, a terceira (imeeensa e desgastante) para depois chegar a quarta (que ocorre com a última prova da terceira). Conforme o edital desse concurso:
"11 DA QUARTA FASE: PROVAS ESCRITAS DE LÍNGUA ESPANHOLA E DE LÍNGUA FRANCESA
11.1 A quarta fase constará de provas escritas de Língua Espanhola e de Língua Francesa, de caráter
classificatório, com o valor de 50,00 pontos cada prova.
11.2 As provas escritas de Língua Espanhola e Língua Francesa serão realizadas, simultaneamente, na data
provável de 10 de novembro de 2013, às 15 horas (horário oficial de Brasília/DF), e terão a duração de 4
horas.
11.3 Todos os candidatos aprovados na segunda fase deverão fazer as provas da quarta fase.
11.3.1 Apenas os candidatos aprovados na terceira fase terão corrigidas suas provas da quarta fase.
11.4 O candidato que não comparecer às provas da quarta fase, ou que as entregar em branco ou com
qualquer forma de identificação diferente da permitida, será eliminado do concurso.
11.5 Características da prova de Língua Espanhola: a prova de Língua Espanhola constará de dez questões
relativas a textos em língua espanhola, com o valor de 5,00 pontos por questão. As respostas às questões
deverão conter frases completas em espanhol e observar a extensão exigida no comando de cada questão.
A avaliação das respostas, que deverão ser em língua espanhola, se pautará pelos seguintes critérios: a)
correção gramatical; b) compreensão textual; c) organização e desenvolvimento de ideias; d) qualidade da
linguagem.
11.6 Características da prova de Língua Francesa: a prova de Língua Francesa constará de dez questões
relativas a texto em língua francesa, com o valor de 5,00 pontos por questão. As respostas às questões
deverão conter frases completas em francês e observar a extensão exigida no comando de cada questão. A
avaliação das respostas, que deverão ser em língua francesa, se pautará pelos seguintes critérios: a)
correção gramatical; b) compreensão textual; c) organização e desenvolvimento de ideias; d) qualidade da
linguagem."
Portanto, ela é CLASSIFICATÓRIA. Tecnicamente, ninguém "sai do concurso" pela nota. Mas o problema é que, considerando que o número de aprovados até a quarta fase é quase o dobro do número de vagas, muita gente acaba, sim, caindo fora por ir mal na quarta fase.
Ano passado ficou conhecido por ter sido relativamente fácil em francês (embora se diga que o vocabulário cobrado não seja tão "instrumental" assim), o espanhol foi uma guilhotina. Muita gente que já havia estudado há tempos caiu por isso. Então, considerando que quem chega a essas fases (3a e 4a) é quem está mais preparado (salvo algum milagre ocasional de rara ocorrência), creio que ali é que haverá o funilamento.
uma queda na 4a fase pode doer muito :(... |
Segundo o edital, o que se cobra é um nível "instrumental" de ambas. Pois bem, o que seria isso? Dando uma "googlada" se vê que o instrumental é um nível que possibilite fazer uma tradução e interpretação de textos, geralmente voltado para concursos ou aprendizado rápido, muitas vezes por meio de macetes.
Já vou avisando, os cursinhos não vão ensinar o be-á-bá de idioma algum. Eles não começam com pronunciação (em francês), números, alfabetos, cumprimentos e essa meia dúzia de coisas que rende um semestre em qualquer curso. Na verdade,se passa por cima de quase tudo, o que se aprende é "decorar"... Então, se você acha que terá dificuldade, aconselho que faça ao menos um intensivo antes de meter as caras em um clio da vida na parte de inglês e espanhol. Claro que tem pessoas que vão sem saber nada, mas não sei apontar como isso funciona para elas, dado que eu fiz algum tempo desses idiomas (antes mesmo de ser obrigatório no CACD).
Respondendo a pergunta do título, portanto, não acho adequado deixar para estudar para a quarta fase somente após passar na segunda. Pense bem: conforme o calendário, a primeira fase é dia 18/08; a data provável da segunda é 15/09 e da terceira 26/10 (História do Brasil); 27/10 (Língua Inglesa); 02/11 (Geografia); 03/11 (Política Internacional); 09/11 (Noções de Direito e Direito Internacional Público) e 10/11 (Noções de Economia), sendo que neste dia ocorrerá a 4a fase, à tarde.
Assim, você tem: menos de 1 mês entre a primeira e a segunda (prova meticulosa de português!), uns 40 dias entre a segunda e o início da terceira, que se estende em cada final de semana, durante três semanas. Você estará estudando forte para 7 matérias (se contar DI e DIP separado), praticamente o dia inteiro. Não terá como "aprender" espanhol e francês nesse tempo! Mesmo que saiba, o que tira muitos pontos é qualquer erro banal: um acento (sendo que em francês tem palavras com TRÊS ACENTOS), um verbo mal conjugado, um "portunhol"... o pior, eu creio, é ter a preparação adequada e lembrar de todas essas regras "banais", que é o que acaba sendo cobrado (além de, claro, uma boa resposta ao texto, o que, ao final das contas, não será o pior).
Portanto, aconselho a quem está investindo, que comece a estudar agora. Sei que tem o TPS, e não adianta estudar para a 4a sem passar na 1a. Mas não é legal você chegar até o final e cair por isso... não custa nada dedicar umas 5h por semana (1 por dia) para esses idiomas, ainda mais se você não estudou nada! Estude nos intervalos, no ônibus, vá lendo notícias, tendo mais atenção às palavras.
Creio que o que conta mais não é a quantidade do estudo, mas um bom planejamento e direcionamento - e isso pode fazer toda a diferença!
Em BSB o único curso que conheço que prepara para o IRBR, além do Clio, é o Copleem. Para espanhol, há também o Instituto Cervantes (mas alguns colegas falaram que é um curso mais extenso), e, para francês, o Français CACD (só sei o FB deles). Em algumas cidades pode haver bons professores particulares, ou você pode escolher um prof. que saiba que tem bom conhecimento e consiga analisar as provas para ajudá-lo(a) nos estudos. As provas da 4a fase não tem grande mistério (que eu saiba); acima de tudo, é preciso saber as regras gramaticais.
Então, fica a dica ;)!
Abraços e bons estudos!
0 comentários:
Postar um comentário