sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Nota nº 24

29/01/2014 -

O Brasil foi eleito nesta quarta-feira, 29 de janeiro, por aclamação, para a presidência da Comissão de Construção da Paz (CCP) das Nações Unidas em 2014. Além da presidência, o Brasil dirige os trabalhos da Comissão relativos à Guiné-Bissau.

Criada em 2005, e inspirada em alguns dos princípios promovidos pelo Brasil ainda no final da década de noventa, a Comissão de Construção da Paz tem como principal objetivo auxiliar os países recém-egressos de conflitos armados a consolidarem a segurança, bem como alcançarem estabilidade política e desenvolvimento sustentável com inclusão social. Além da Guiné-Bissau, estão na agenda da Comissão: Burundi, República da Guiné, Libéria, República Centro-Africana e Serra Leoa.

Durante seu mandato em 2014, o Brasil deverá promover maior participação de países em desenvolvimento, organizações regionais e sub-regionais africanas e da sociedade civil nas atividades da Comissão, bem como manter engajamento produtivo com o Conselho de Segurança das Nações Unidas. Buscará promover ainda reflexão sobre a interdependência entre segurança e desenvolvimento nas atividades de construção da paz e sobre a importância da apropriação nacional e da capacitação de quadros locais para o êxito das políticas de ajuda a países egressos de conflito.

0 comentários:

Postar um comentário

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores