Olá!
Quem vem ao blog deve ter notado que ele anda um tanto parado. Mas não estou sumida, e estou tentando atualizar ao menos uma vez na semana. É que - os que já leram os posts mais antigos devem saber - eu faço faculdade e fui mal em uma matéria pré-requisito, então tive que me dedicar (o certo seria "estou tendo que" rsrs). Mas espero que isso passe logo e eu possa retomar os projetos também :).
|
minha pilha de livros por ler está por aí :/ |
Aconselho que acompanhem o
SOBREDIPLOMACIA que está ótimo e voltou com todo o gás (e comentem também, interagir é importante para quem faz blog :D) e o
UM POUCO DE TUDO , que está sempre atualizado com ótimos textos. Além dos outros diversos linkados no menu a esquerda do blog (e tem mais alguns que quero trazer aqui).
Uma dica que deixo é que leiam o site da
BBC Brasil. Geralmente tem matérias boas, curiosidades e muito de política externa, com textos curtos e bem imparciais - para mim ainda é um dos melhores jornalismos. E o site é bem 'clean', não atualiza a cada minuto como muitos do Brasil. Para mim é um site para me manter atualizada, já que ler The Economist, El País e todos os outros todos os dias inteiramente é impossível! Acabo usando para aprender o idioma. Tem a
BBC inglês, que é bom para aprender inglês, mas a Brasileira tem mais matérias relacionadas ao nosso país (e acho que interessam mais a prova), além de entrevistas, e do enfoque dado.
Viram que saiu a prévia das notas da 3a fase? E a prova de português também está disponível no site do
CESPE (IRBR), Quem puder, da uma olhada. As notas foram altas! Mas o surpreendente foi inglês, a média caiu muito! A prova está cada vez mais inusitada, então, aconselho a direcionar um pouco do lazer a leitura e a assistir coisas em inglês, porque o vocabulário vai muito além de economia e RI! Esse ano, pelo que falaram, o texto citava o nome de alguns animais, algo que raramente alguém saberá lendo a The Economist; por isso é importante variar as leituras.
Deixo um texto da BBC sobre a Rodada Doha, que nunca acaba (será que vamos participar dessa, ainda? :P). É uma reportagem com comentários de Roberto Azevedo, Chefe da OMC (do dia 27/11). Tem outros textos sobre a Rodada bem interessantes. Não vou fazer um resumo sobre o assunto, mas espero retomar essa dinâmica em breve. Falaram que caiu ZOPACAS na terceira fase e tem um texto que aborda um pouco desse assunto no blog :D! Acho que esses resumos podem ajudar hehe...
Creio que é pertinente ver os textos sobre a projeção de crescimento econômico do Brasil, bem como de dados sobre a educação e corrupção, que já estão saindo, e podem ajudar eventualmente na prova. Gosto da BBC porque é uma maneira rápida, prática, funcional para se manter bem informado.
Abraços a todos e bons estudos. Fighting!!!
-----
Brasileiro chefe da OMC alerta para fracasso em acordo para comércio mundial
Atualizado em 27 de novembro, 2013
O chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevedo, alertou que as negociações para um acordo comercial global correm um sério risco de fracassar mais uma vez.
Os comentários foram feitos após a falta de avanço no encontro em Genebra nos últimos dias que reuniu representantes dos 159 países membros para tentar fechar um texto preliminar que seria apresentado a ministros do comércio no próximo mês — em uma reunião que deveria marcar a retomada da Rodada Doha.
A Rodada Doha, iniciada em 2001 como uma tentativa de reduzir ou eliminar barreiras comerciais no mundo, poderia, segundo a Câmara de Comércio Internacional, adicionar cerca de US$ 1 trilhão à economia mundial e gerar 21 milhões de empregos.
Azevedo, que assumiu a OMC com o compromisso de destravar as negociações em torno de um acordo mundial de comércio, disse que estas estão ameaçadas pela relutância de países-membros em "tomar decisões políticas difíceis".
'Consequências graves'
Entre os temas discutidos em Genebra estavam novas regras que simplificam procedimentos aduaneiros e aceleram transações comerciais, subsídios a agricultura e a sustentabilidade de programas de segurança alimentar.
Os ministros do comércio dos países membros devem se reunir em Bali, Indonésia, no início do próximo mês.
Azevedo disse que não será possível manter qualquer negociação sobre o texto de um acordo global e que a ausência do mesmo significará que um acordo não deve ser alcançado no encontro em Bali.
No entanto, ele alertou que uma "falha em Bali terá consequências graves para o sistema de comércio multilateral".
"Não só a OMC e o multilateralismo vão decepcionar. Também vamos decepcionar eleitores em geral, a comunidade empresarial e, sobretudo, os mais vulneráveis entre nós.
"Vamos decepcionar os pobres em todo o mundo. Nem um único ser humano que vive na pobreza estará melhor se falharmos em Bali", acrescentou .
Mais reportagens da BBC: