Acho que todo mundo que está se preparando para o concurso já sabe que saiu o edital. Foi nesta semana, agora não me lembro o dia, rsrs...
Nem sempre posso postar aqui. Igual a todo mundo, tenho épocas atribuladas. Sugiro, então, que sempre acompanhem os outros blogs (na esquerda), porque sempre terá alguma atualização em um deles.
Pois bem, até aonde sei, não tem nenhuma inovação no edital, em termos de conteúdo. A maior (e pior) é o "corte" de 100 vagas, ao invés de 200, mas isso provavelmente pelo tempo que urge. Serão 30 vagas, o que segue a tendência de poucas vagas que vem de uns 3 ou 4 anos para cá.
O que isso pode mudar? Talvez a nota de "corte" aumente, mas nem tanto, afinal, muitos ficam com notas similares. Claro que para um CACD 1 ou 2 pontos pode ser algo difícil...então é bom cuidar na revisão.
Ah, o salário aumentou (eeeba!)... a data para a prova de primeira fase é 18 de agosto (domingo). As inscrições são de 25/06 a 09/07.
O edital está aqui.
Sobre as manifestações recentes, não acho que seja pertinente ao blog comentar, acho muito difícil cobrarem isso em alguma prova. Mas gostaria de dizer apenas que ficamos horrorizados com a destruição do Itamaraty, totalmente sem sentido e sem motivo, e aparentemente ninguém tentando impedir, afora a polícia. E ainda mais com o pessoal agredindo e concordando com as agressões no Facebook do MRE, desmerecendo os diplomatas e nosso Primeiro Ministro. Os servidores fizeram um abraço simbólico ao prédio do MRE (o qual foi alvo de desdém).
Ataque ao Palácio |
Abraço simbólico |
Quanto as dicas que vou dar, são dicas para a prova de inglês, que há tempos anunciei mas não consegui cumprir.
A prova de inglês é a segunda com maior peso no TPS e também é umas das provas da 3a fase. É importante saber escrever bem. E saber um vocabulário formal e diversificado (até porque no TPS sempre tem uma questão sobre "que palavra é essa?"). Não é preciso muito floreio na parte escrita (que é composta de um resumo, uma tradução, uma versão e uma redação). Acho que a mais difícil é a prova de redação, pois se você tem 20 erros, você zera e são 50 pontos (se não me engano) perdidos :O!
Então, é ideal saber bem o vocabulário aplicado, pontuação, uso de artigos e a ordem da frase (seguidamente invertemos ordem de sujeito/adjetivos,etc).
Para o vocabulário, a dica que dou é: leia sites em inglês e anote as palavras. Anote poucas palavras, tente primeiro entender o texto sem procurar a tradução delas (porque obviamente você não saberá todas as palavras que existem na língua inglesa, então é preciso treinar isso). Depois, faça uma planilha e anote umas 7 delas. Coloque a palavra inglês, tradução, sinônimo/antônimo, exemplo de uso na frase. E tente ler ou usar essa folha nos seus simulados de redação/resumo...
Acho que um curso é ideal, mas se você ainda não faz, olhe os espelhos das provas anteriores para ter uma ideia de como fazer. O resumo é curto (são 200 palavras), e você tem que entender o que a banca quer, quais "pontos" do texto ela quer que esteja no seu resumo. Cada ponto vale 2 pontos, além da parte escrita. Então, é bom saber sintetizar sem perder a essência. Ah! Não é possível usar "reduções" como "it's (seria it is)" e etc.
Para a prova de português, estude MUITO pontuação. Acho que é a maior incidência de erros. E também colocação pronominal. Acho que o melhor é escrever um parágrafo e depois analisar a estrutura das frases para pontuar, assim é bem mais difícil de errar. Procure seguir o blog "dicas da diplomata" (link à esquerda) pois há uma série de palavras e expressões que usamos em textos científicos, etc, que não são aceitos. Ex: todas as palavras de "sentido figurado" como cenário, através, etc... é uma prova bem rigorosa, mas isso não ocorre com as outras provas da terceira fase.
Por fim, boa semana de estudos a todos. Estamos mais perto da prova que nunca!